Andradina / SP - sexta-feira, 03 de maio de 2024

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

Artigos

 

 

Como eu limpo a mamadeira!!!

 

     Mamadeiras e chupetas devem ter uma higiene adequada para evitar a transmissão de doenças , como o “sapinho” ( monilíase oral ) ou diarréias.

     A lavagem deve ser realizada através do uso de escovas próprias e detergente neutro em água corrente.Após a limpeza inicial , recomenda-se a esterilização através do uso de água fervida ou esterilizadores:

- Na panela comum (fogão): encha uma panela com água e ferva por cinco minutos. Em seguida, mergulhe os utensílios e verifique se as bolhinhas de ar desapareceram por completo. Deixe aquecer por mais 3 ou 5 minutos. ATENÇÃO: Não se esqueça de desligar o fogão depois do tempo desejado, pois se os utensílios ficarem fervendo por muito tempo, podem ser danificados.

- No microondas: colocar os utensílios em recipiente apropriado e aquecer por aproximadamente 5 minutos.

- No esterilizador: siga corretamente as "instruções de uso" apresentadas no manual de cada aparelho.

     Deixe secar e guarde em recipientes fechados.Não deixe na geladeira ou guarde objetos úmidos , pois podem propiciar a proliferação de fungos.

     Observação: em setembro de 2011 a ANVISA proibiu a venda e fabricação de mamadeiras com bisfenol A devido a liberação desta substância durante o aquecimento do leite ( microondas ou fogão ).A ingestão desta substância pode levar a puberdade precoce e outras alterações.

     A mamadeira sem bisfenol A não é transparente e apresenta coloração branco leitosa , podendo ser usada normalmente . Não há indicação da troca por mamadeira de vidro.

 

 

    Minha filha quer pintar a unha!

 

     Tenho observado em meu consultório as meninas com as unhas pintadas cada vez mais novas.Bebês com 6 meses de idade com unhas coloridas e pulseiras no braço entram na minha sala de exame antes de iniciarem a dieta com papinha.

     Procurei estudar sobre o assunto e observei que de acordo com os especialistas , de uma forma unânime , não se deve retirar a cutícula ou empurrá-la antes dos 7 anos , pois favorece infecções de pele e alergias nesta região.O kit com alicate e lixa deve ser levado à manicure para evitar a transmissão de doenças , hepatite ou AIDS , além de infecções fúngicas ( micose de unha ).

     Com relação à pintura, não se recomenda que crianças abaixo de 2 anos utilizem esmalte , pois nesta faixa etária a criança coloca a mão na boca com frequência , ocasionando a ingestão do esmalte .

     Para as meninas maiores é recomendado o  uso de esmaltes próprios , que saem sem uso de acetona , pois são a base de água , possuem o cheiro mais neutro e são livres de substâncias tóxicas.

     Após as informações eu gostaria de deixar a questão: há realmente necessidade de decorar as unhas das crianças?

 

 

 

 

No verão não se esqueça!

Protetor solar é contraindicado para bebês com menos de seis meses

  • Deve-se sempre proteger a cabeça, os olhos e a face do bebê do sol com chapéus ou sombrinhas

A pele de bebês, especialmente até os seis meses de idade, é muito fina e delicada. Por essa razão, devem ser tomados alguns cuidados especiais em relação à exposição ao sol desses pequenos.

É necessário evitar o uso de protetor solar nos primeiros seis meses de vida, pois a pele dessas crianças pode absorver os produtos químicos presentes nos protetores, o que traz o risco de intoxicações. Acima de dois anos a criança pode fazer uso de protetores "kids" , que se apresentam sob várias marcas comerciais , sem deixar de fazer uso de bonés e chapéus.

Lembre-se de não agasalhar excessivamente a criança em ambientes quentes. As roupas mais adequadas são as de algodão e é importante oferecer ao bebê líquidos com frequência nos dias mais quentes para evitar desidratação.

 

___________________________________________________________________

Socorro doutora!

Meu filho está com

Febre

 

     Principal motivo de visita ao pediatra , a febre caracteriza-se por aumento da temperatura do corpo , acima de 37,8 C , e  ocorre por várias causas : pós vacinação , viroses , desidratação , infecções de garganta ou ouvido e até meningite.

     A febre não é uma doença.É um sinal de alarme de que alguma coisa não vai bem.

     O importante é não entrar em pânico.Observe os outros sintomas de seu filho : vômitos, tosse , diarréia indicam maior gravidade do quadro , sendo necessária a consulta médica.Agora se este não é o seu caso e a criança encontra-se ativa , brincando e com boa ingesta alimentar , o recomendado é que você medique com antitérmico e observe a sua frequência por  48 hs.Na maioria dos casos a febre cessa sem outras complicações.

     Em caso de temperatura abaixo de 37,8C , chamado estado subfebril , não medique.Dê um banho morno/frio e deixe com a menor quantidade de roupa possível.

     Os antitérmicos no mercado são :

- dipirona ( Novalgina ) : 1 gota por kilo com dose máxima de 30 gotas por dose;

- ibuprofeno ( Alivium  , Doraliv , Novalfem ): 1 gota por kilo com dose máxima de 20 gotas por dose;

- paracetamol ( Tylenol ) : 1 gota por kilo com dose máxima de 35 gotas.

     Lembrar de que a medicação deve ser dada até de 6 em 6 horas somente se houver febre.Evite oferecer em intervalos menores para evitar a superdosagem.Aumente a oferta de líquidos – água ou suco – e não dê isotônicos ( por exemplo Gatorade ).

 

 

Socorro doutora!

Meu filho naõ dorme

 

Você sabia que hoje as crianças dormem em média 37 minutos a menos do que no passado?Isto foi recentemente publicado em uma revista pediátrica americana e o principal motivo é a superestimulação causada pela vida moderna.

O excesso de atividades altera o padrão de sono .O cansaço provocado por uma agenda cheia de atividades – inglês , natação , judô , ballet – é diferente do cansaço da diversão e da brincadeira.A criança não tem estímulo e vontade de aprender , tornando-se até menos criativa.

Quanto ao uso de telas ( televisão , videogame ,celular , tablets ) a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é o uso de duas horas diárias. Isso porque esses aparelhos geram uma dose extra de adrenalina no corpo, deixando a criança excitada , dificultando o início do sono.

Então vamos lá! Seguem algumas dicas para fazer o seu filho dormir melhor:

- estabeleça uma rotina . O cérebro da criança aprende com repetição.O hábito de colocar pijama ,por exemplo, ajuda a criança a saber que está chegando a hora de ir para cama;

- no sono da tarde, deixe entrar luz pela janela , a campainha tocar e o cachorro latir.A criança precisa saber as diferenças entre o dia e a noite;

- um banho morno a noite ajuda a chamar o sono;

- quanto mais perto do horário do sono, mais tranqüila deve ser a brincadeira e a movimentação da casa;

- coloque uma tomada de luz azul no quarto . Música suave também ajuda.

- leia um livro para ele. Mesmo que seja bem pequeno e não entenda a história. O que vale é o som e a melodia de sua voz.

- deixe-o dormir sozinho. Coloque-o no berço e fique por perto. Se a criança chorar, acalme-a com a sua voz. Com o tempo, diminua o tempo de permanência no quarto.

- não levante da cama a cada resmungo que ouvir na babá eletrônica. Deixe-o voltar a dormir sozinho, ou vai aprender que, sempre que chorar, terá sua atenção.

A mudança dos hábitos demora e necessita de paciência e persistência.Mas acredite , as primeiras noites serão infernais , mas as noites futuras serão recompensadoras!

 

Meu filho tem um sopro e agora?  

 

 

 

Fui no pediatra em consulta de rotina e descobri que meu filho tem um sopro no coração e agora?

O sopro no coração não é diagnóstico de morte imediata.Existem várias doenças que causam essa alteração do exame fisico cardiológico , tais como: febre , anemia , viroses , além do chamado "sopro inocente" que nada mais é do que uma alteração decorrente do turbilhonamento do sangue sem que exista qualquer doença.

As doenças mais graves ocorrem logo após o nascimento e geralmente vêm associadas de outros sintomas , como cianose central ( boca de coloração arroxeada ) , cansaço às mamadas e pouco ganho de peso.

Nas crianças maiores de 2 anos as doenças cardíacas graves são mais raras.O sopro cardíaco frequentemente decorre de alterações benignas e nem sempre requerem cirurgia para correção.

Todo sopro deve ser investigado.Nem todo sopro requer cirurgia.

Procure um especialista , um cardiologista infantil.

 
 
__________________________________________________________________________
 
 
 
 Como livrar meu filho das cólicas?
 
 
   Você já ficou desesperada quando seu bebê chora e não há nada que o faça acalmar. Não é fome, pois ele mamou quase agora e não aceita o peito, nem fralda suja, já que acabou de tomar banho.Pode ser cólica.

   As cólicas são comuns em bebês , principalmente depois dos 15 dias, seguindo até os três meses de vida, normalmente ocorrem no mesmo horário.

   É uma sensação nova para o bebê e dói muito. O choro de cólica é estridente.

   A cólica acontece por imaturidade do sistema digestivo do bebê. Essa imaturidade faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle e isso pode resultar em gases e levar à cólica.

   A tensão ou o estresse do ambiente pode deixar o bebê agitado, aumentando a dor. Pode verificar que as cólicas geralmente ocorrem ao fim do dia quando todos estão mais cansados. Se você fica nervosa, o bebê sente essa ansiedade e insegurança, por isso você tem que tentar ficar o mais tranqüila possível e passar segurança para o seu bebê com muito amor e carinho.

 

   O que fazer então?

 

   O bebê pode engolir ar quando amamenta ou se alimenta. Engolir ar aumenta as dores por gases. Uma dor por gases pode ser a pior dor que seu pequeno já sentiu, por isso o choro que não cessa por nada. É importante colocar o bebê bem inclinado para se alimentar, arrotar após as mamadas e colocá-lo para dormir de lado.

   Além da posição para alimentação e colocar o bebê para arrotar, há outras maneiras de prevenir a cólica. Fazer compressas mornas na barriga do bebê como colocar uma fralda aquecida ou bolsa com água morna (verifique a temperatura para não causar queimaduras), fazer ginástica com as perninhas do bebê como se ele estivesse "pedalando" e massagear a barriga do bebê com as mãos aquecidas com movimentos circulares durante 2 minutos, todos de 4 a 5 vezes por dia ajudam o bebê a não ter cólicas ou aliviar a dor na hora das crises.

 

   E o chazinho melhora?

 

   Não faça uso de chás para resolver o problema. O chá pode provocar ainda mais cólica já que o intestino do bebê ainda está imaturo. Ou o chá simplesmente por ter um efeito calmante faz seu bebê dormir, mas não resolve a cólica.

 

   Novidades no assunto!!!

 

   Lactobacillus Reuteri

   L. Reuteri é um próbiótico – estes são organismos vivos, normalmente bactérias, que quando consumidos em quantidades adequadas na nossa alimentação têm um efeito benéfico na nossa saúde. Esta bactéria benéfica existe naturalmente no leite materno e está também presente naturalmente no intestino dos bebés e crianças.
   São vários os estudos em que se comprova que L. Reuteri reduz parcialmente ou totalmente o choro de crianças com cólicas. No espaço de uma semana, bebés tratados com suplemento de L. Reuteri reduziram cerca de 74 por cento o tempo de choro, uma vez que esta bactéria, além de ajudar a regular a digestão do bebé, através de movimentos intestinais regulares, que melhoram a motilidade intestinal, também promove a colonização do intestino por lactobacilos e reduz a regurgitação

   

   Mas, sempre um "mas", ainda não há medicação no Brasil que contenha o L. reuteri.Quem sabe em breve teremos novidades...

 
__________________________________________________________________________
 
 

Nas férias não se esqueça do seu baixinho!!

 

As férias chegaram e agora não se esqueça do seu baixinho !!!

Aqui vão as normas das cadeirinhas de carro:

Idade

Tipos de Assento

Orientações Gerais

Lactentes até 1 ano

Bebê conforto ou assento infantil conversível para carros que permite uma fixação de modo que a criança fique olhando para a traseira do veículo

Todos os lactentes menores de 1 ano ou que tenham menos de 10kg devem ser posicionados olhando para a traseira do carro.

Lactentes entre 1 e 2 anos e pré-escolares até 7 anos

Assento infantil conversível para carros que permite posicionar a criança olhando para a traseira ou a frente do veículo

Crianças acima de 1 ano ou acima de 10kg podem ser posicionadas olhando para a frente do carro. É recomendável, entretanto, que a criança seja mantida olhando para a traseira o máximo de tempo possível.

Escolares

Assento de apoio

Assentos de apoio são utilizados para escolares que já não cabem nos assentos infantis. As crianças devem utilizar o assento de apoio até que o cinto de segurança do carro se adapte corretamente ao seu corpo. Isso habitualmente acontece quando a criança atinge a estatura de 1,2m ou está entre 8 e 12 anos.

Crianças Maiores

Cinto de segurança

Crianças que ultrapassaram a necessidade do assento de apoio devem sempre usar o cinto de segurança. As crianças devem ser mantidas no banco de trás do veículo até os 13 anos.


Bebê Conforto
· São pequenos, geralmente tem uma alça para transporte e podem fazer parte do carrinho do bebê

· São usados por crianças até 10 a 15 kg dependendo do modelo
· Existem modelos que possuem uma base que pode permanecer no veículo. O bebê conforto é encaixado ou retirado da base.


Assentos infantis conversíveis
· Podem ser usados para posicionar a criança olhando para a traseira ou a frente do veículo. Isto significa que este assento tem uma vida útil maior. São mais estruturados que o bebê conforto, mas não dispõem de alças de transporte ou base separada.

· Tem maiores limites de peso e estatura para que as crianças sejam posicionadas voltadas para a traseira do veículo sendo, portanto úteis para bebês maiores.
· Existem vários tipos e modelos de assentos com diferentes tiras de fixação do bebê.

Assento de apoio
· Utilizados para adaptar a criança na altura correta do cinto de segurança do carro.