Andradina / SP - sexta-feira, 03 de maio de 2024

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

Hora da papinha

 

Dar a papinha ao bebê pode precisar de paciência. Tenha calma!

 

 

No começo pode ser cansativo, sim. E não tem problema achar isso. Mas, com bom humor e paciência, essa nova etapa pode ser muito prazerosa para vocês dois

 

Paciência + Paciência

 

Isso é tudo o que você precisa ter na hora de alimentar seu filho. A pressa só atrapalha. Respeite o tempo dele. O melhor a fazer é assumir que a operação toda pode demorar e tirar aquela hora para fazer apenas isso. Bom humor também é fundamental, para rir das cuspidas e das carinhas de "não" que os bebês rapidamente aprendem a fazer. Ele está aprendendo a comer e esse momento deve ser cheio de prazer e diversão para vocês dois.


Quando a criança não quer, não insista. Nessas horas é muito comum ir direto para a sobremesa, só para ver o filho comendo alguma coisa. Nada de ansiedade. Muitas vezes, 15 minutos é o que ela precisa para aceitar o almoço numa boa. Tente durante um tempo antes de desistir. Lembre-se também que o truque que deu certo hoje pode não dar certo amanhã. Vai ter dias emque ela realmente comerá pouco. Com o tempo e a convivência, você entenderá melhor o ritmo dela e sua forma de se alimentar.  

 

 

Cadê o apetite?

A criança está aprendendo a comer. Vai passar por uma fase de conhecer a comida e talvez até a rejeite. Com o tempo, torna-se mais seletiva. Depois, a exploração do ambiente e as brincadeiras ficam mais interessantes do que os alimentos. A tendência é que seu apetite diminua. Se não acontece isso também com a expectativa dos pais, todo mundo fica ansioso e o momento de comer passa a ser temido. Não deixe a situação chegar a isso. E esqueça alguns mitos. Não há problema em outras pessoas alimentarem seu filho se você sentir que não tem paciência para isso.

 

 

 

Onde comer

 
 

 

O primeiro passo é ter um cadeirão – há várias opções de modelos e preços nas lojas. As versões dobráveis e com rodas são mais práticas. O segundo é escolher o local onde seu filho vai ser alimentado. Na maioria das vezes, o melhor é colocar o cadeirão na própria mesa de refeição da família, assim a criança observa os adultos e tenta imitar. O ideal é que ela se acostume a comer sem depender de distrações, como brinquedos e televisão.

 

Texto extraído da Revista Crescer - março 2009

 

Ingredientes da papinha

 

  

  Aqui estão alguns ingredientes básicos de qualquer papinha.

 

- 2 leguminosas : não colocar todo dia batata!O segredo é variedade.

   chuchu , beterraba , mandioquinha , inhame , cenoura , abóbora , vagem , couve - flor , brócolis

- folha verde escura : importante fonte de ferro

   escarola , rúcula , agrião , espinafre , couve

- carnes : vaca ou frango.Não colocar peixe ou porco.O ovo ( gema ) só será colocado após 6 meses .